Por que não usar joias em todas ocasiões?

Sem categoria

O primeiro motivo, é a sua segurança. Mas, não aquela que envolve o interesse de outras pessoas em seus bens, mas a segurança da sua vida. Isso mesmo, uma simples joia pode colocar em risco a sua vida ou partes do seu corpo.

Somos feitos na montanha, certo? Logo, vou exemplificar algumas ocasiões em que as medidas de segurança de alguns esportes, estão relacionadas ao uso de joias (especialmente aquelas que você não costuma tirar e nem lembra que pode ser perigoso)

  • Para montanhistas em geral: Esporadicamente, na montanha precisamos fazer o uso de alguma técnica vertical para subir ou descer (rapel, por exemplo) e implica o uso de algum equipamento. Antes de qualquer atividade do tipo, retire seus colares, anéis e pulseiras, eles podem enroscar no equipamento e ocasionar lesões graves ou até fatais. Por exemplo: muitas pessoas lembram-se de prender os cabelos para efetuar um rapel, mas esquecem de retirar o colar. Este colar pode facilmente entrar no seu sistema de freio e te colocar em uma situação perigosa. Isso é sério.
  • Para escaladores: Experientes e novatos, alpinistas, tradicionais, esportistas ou “boulderistas”: o uso de anéis e alianças durante a escalada já protagonizou inúmeros acidentes de decepamento de dedos em equipamentos ou até mesmo na própria rocha (agarras de monodedo, bidedo, tridedo, mão inteira, fenda e qualquer outra);
  • Para ciclistas: por mais paramentado(a) e protegido(a) que você possa estar, algumas situações podem ser evitadas. Por exemplo: se durante a pedalada você assume uma postura mais aerodinâmica ou agressiva e posiciona o seu peitoral mais próximo ao guidão, se você estiver usando um colar, ele pode enroscar no guidão ou na sua mesa e inesperadamente, você não conseguirá levantar o tronco quando for necessário. Aí, você já pode se considerar proprietário de um terreninho por ali porque você vai cair.

Caso você conheça mais alguma situação que deveríamos colocar aqui, por gentileza, deixe nos comentários abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×